- Ano: 2013
-
Fotografias:Miguel de Guzmán
Descrição enviada pela equipe de projeto. O investimento habitacional em Vallecas é o principal desenvolvimento urbano planejado em Madrid atualmente. É quase completamente organizado de modo homogêneo em quarteirões quadrados de 75 metros de lado. O terreno usado para a competição ocupa três terços de tal bloco.
No relatório que acompanha o projeto apresentado para a competição afirmamos:
Não para o bloco completamente fechado (A)
Sim para um bloco aberto e fraturado (B) que permite:
- a busca por luz natural através de espaços abertos
- espaços de tamanhos variados com alturas diversas
- perspectivas internas e externas que forneçam vistas diversificadas, transversais e mutáveis.
- diagonais que mudam com a luz e permitem diferenças abordagens e espaços tranquilos
O edifício tem 163 apartamentos de um dormitório, dois espaços comerciais e uma vaga de estacionamento. Há cinco andares acima do térreo e dois abaixo. A porção interna do terreno foi deixada livre de qualquer construção para que fosse plantado um grande número de árvores para criar uma ambiência interna agradável.
Apartamentos
Pontos de Acesso
Espaço Comercial
O edifício é distribuído em quatro blocos com um corredor central servindo como acesso aos apartamentos. Em vez de um corredor uniforme e monótono, provavelmente mal iluminado e ventilado, propusemos, através de subtração e substituição de células habitáveis, o seu alargamento em algumas partes assim como a liberação de alguns módulos habitáveis, a fim de conseguir atingir uma grande diversidade, a entrada de mais luz natural e vistas.